Novo programa de formação cidadã tem aula piloto

Curso, criado pelos metalúrgicos da CUT, mostra diretrizes sindicais aos companheiros

Os primeiros companheiros e companheiras a ter contato com o Programa de Formação Cidadã dos Metalúrgicos da CUT participaram de aula piloto na última terça-feira.

Eles passaram o dia conhecendo a dinâmica de uma negociação, os papeis do trabalhador, do Sindicato e do sindicato patronal em uma campanha salarial, como as reivindicações da categoria transformaram-se em direitos no decorrer dos anos e a estrutura do Sindicato. Esses temas compõem o conteúdo do Programa.

“Tudo isso foi novidade para grande parte deles”, disse Valter Souza, diretor do Sindicato. Pelo que percebeu neste primeiro contato, o dirigente considera que o conteúdo está finalizado para o Programa se efetivar. A estreia está prevista para logo após a Copa do Mundo.

Para a aula piloto foram convidados quatro metalúrgicas e três metalúrgicos na Ford, três companheiras e quatro companheiros na Mercedes e dois na Samot.

Avanço
O Programa de Formação Cidadã é uma das maiores conquistas da categoria na campanha salarial do ano passado. Em linhas gerais, ele consiste no trabalhador passar um dia no Sindicato conhecendo assuntos relacionados ao mundo do trabalho.

Num primeiro momento, os encontros serão realizados na Sede da  Confederação Nacional e Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, no Jardim do Mar, em São Bernardo.

Depois, o programa será realizado em espaço próprio, adquirido pelo Sindicato no prédio da antiga escola Cacique Tibiriça, no Centro.