1 em cada 10 carros vendidos no mundo em 2022 era 100% elétrico
Dezembro foi um mês recorde, onde a participação de mercado chegou a 22% para os carros elétricos e híbridos plug-in no mundo
As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in registraram um novo recorde em dezembro, levando o volume total de 2022 para mais de 10 milhões de emplacamentos. De acordo com os dados da EV-Volumes, divulgados por José Pontes, foram vendidos em dezembro 1.264.645 novos carros de passageiros elétricos e híbridos plug-in. Isso representa um aumento de cerca de 39% na comparação anual e um novo recorde mensal, em comparação com 1,06 milhão de unidades em novembro.
No entanto, o que mais chama a atenção em meio a esses números é que a soma dos eletrificados plug-in (elétricos a bateria + híbridos plug-in), representaram 21% do total de vendas de carros em todo o mundo em dezembro, considerando 15% para carros totalmente elétricos.
Considerando os 12 meses do ano passado, foram mais de 10 milhões de carros novos eletrificados plug-in vendidos no mundo inteiro, um novo recorde. Isso representa um crescimento de 55% em relação ao ano anterior, quando foram emplacados cerca de 6,5 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in. No total de 2022, a participação de mercado desse segmento foi de 14%, incluindo 10% para carros totalmente elétricos.
Na prática, isso significa que 1 em cada 10 carros vendidos no mundo eram 100% elétricos, o que não é nada desprezível. Para 2023, a tendência é de crescimento contínuo nas vendas de eletrificados plug-in, ainda com forte peso dos países da Europa Ocidental e, sobretudo, da China. Apenas para colocar em perspectiva, no Brasil, em 2022, a soma dos carros de passeio e comerciais leves 100% elétricos e híbridos plug-in, excluindo os híbridos convencionais, representou cerca de 1% das vendas totais.
Do InsideEVS