13º salário faz 43 anos hoje
Nascido como reivindicação de abono de Natal, o 13º salário completa 43 anos hoje. No dia 13 de julho, em 1962, o ex-presidente João Goulart sancionou a lei do deputado federal Aarão Steinbruch (PTB-RJ) que regulamentou o benefício.
Philadelpho Braz, militante metalúrgico e dirigente do Sindicato entre as décadas de 1940 e 1960, lembra que a luta pelo abono de Natal surgiu 16 anos antes. “A euforia libertária com o final da segunda guerra (1945) teve forte influência na classe operária”, conta.
“O movimento sindical foi à luta por melhoria de salário, férias em dobro e pelo abono de Natal, que repercutiu em todas as categorias”, lembra.
Segundo Philadelpho, aconteceram mobilizações na Pirelli, Firestone, Rhodia e Laminação Nacional de Metais, entre outras. A Firestone, segundo ele, chegou a fechar a fábrica (locaute) para desmobilizar os trabalhadores.
“Cerca de 1.400 companheiros foram demitidos no período e tiveram seus nomes em listas sujas. Mesmo com a repressão conquistamos o atendimento parcial de nossas reivindicações em algumas fábricas. Isso tudo fincou as raízes pela legitimação da lei”, recorda o ex-dirigente, acrescentando que a grande parte dos direitos sociais e econômicos que temos hoje surgiram de lutas como essa.