1º de Maio: Corrida homenageia Che Guevara
A corrida e caminhada programadas como atividades do 1º de Maio vão homenagear os 40 anos da morte de Che Guevara, símbolo de luta contra a opressão e a exploração e por uma sociedade socialista, livre e justa.
Che Guevara nasceu na Argentina em 1928. Formou-se em Medicina e viajou pela América do Sul e Central, quando ficou indignado com a miséria da população, sem quaisquer perspectivas.
Na Guatemala, participou de um programa de saúde de um governo mal visto pelos Estados Unidos, pois contrariava interesses das empresas norte-americanas naquele país.
Quando o governo foi derrubado por golpe organizado pelos EUA, Che fugiu para o México onde conheceu os revolucionários cubanos liberados por Fidel Castro.
Ele se incorpora à guerrilha cubana. Em 1959, entra vitorioso na capital Havana como comandante revolucionário de um governo socialista.
Anos depois, retorna à luta guerrilheira no Congo, na África, e em seguida na Bolívia, onde é morto pelo exército em 1967, aos 39 anos.
Che deixou como exemplo a necessidade de lutar por aquilo que se deseja, sem nunca desistir e tentando superar os obstáculos que impedem a concretização de seu sonho.
Che deixou frases famosas como estas:
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete um injustiça no mundo, então somos companheiros”.
“Derrota após derrota até a vitória final”.
“Sonha e serás livre de espírito… luta e será livre na vida”.