1º de Maio de 2007 no ABC: Que futuro estamos construindo para o trabalho?


Cartilha

– Que futuro estamos construindo para o trabalho?
– O futuro do trabalho e o trabalho do futuro
– Olhares sobre o trabalho
– 1º de Maio é um momento privilegiado para o debate
– Regulamento: 2º Concurso de Redação e Desenho da CUT sobre o 1º de Maio
– A história do 1º de Maio

A Subsede da CUT no ABC adotou neste ano o formato de comemoração do 1º de Maio lançado ano passado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.  O tema das comemorações é Que futuro estamos construíndo para o trabalho?

Assim, todos os 16 sindicatos filiados à Central aqui na região estarão engajados na organização das atividades e do concurso de redação e desenho para as crianças do ensino fundamental de Santo André e Diadema e alunos do Movimento de Alfabetização do ABC (Mova-ABC).

Além do concurso, os eventos do Dia do Trabalhador contarão com seminários temáticos sobre o futuro do trabalho para jovens, mulheres, pessoas com deficiência e negros. Um outro seminário abordará a situação de aposentados. O futuro do trabalho também servirá de reflexão para debates com especialistas e lideranças sindicais na Universidade Metodista.

O concurso abre um importante canal de diálogo do movimento sindical cutista com a comunidade.  A intenção da CUT com o evento é despertar nas crianças, futuros trabalhadores, a importância do sentido de coletividade e do valor da luta sindical como meio para a conquista de uma vida melhor.

As atividades

Debate e ato político: Os desafios da militância de esquerda no Brasil

Debatedores: Rafael Martineli, ex-dirigente sindical ferroviário;  José Genoino, deputado federal (PT-SP); e Manoel dos Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)

Dia 20 de abril, às 18h, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

Prova Che Guevara – Corrida e caminhada dos trabalhadores

Dia 22 de abril, às 8h. Partida da Sede Regional Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos, em Piraporinha, até a Sede do Sindicato, no Centro, num percurso médio de oito quilômetros. Em homenagem aos 40 da morte de Che Guevara, uma das mais importantes personalidades latino-americanas.

Exposições de artesanato e artes plásticas

Dias 21 e 22 de abril, a partir das 11h, no Centro de Formação Celso Daniel.

Participação livre de trabalhadores de todas as categorias nesses dois eventos. Os sindicatos deverão promover a inscrição dos trabalhadores e repassá-las a organização do 1º de Maio.

Concurso de redação e desenho 

O que eu quero ser quando crescer. Com este tema, as crianças do 1º ao 5º ano deverão desenvolver seus trabalhos de redação ou desenho (valem também colagens).

Já para os alunos de 5º ao 9º ano o