2.000º sócio conseguiu pagar documento do carro


Agostinho, Zezinho e Késia Regina Lima (funcionária) na assinatura do contrato

O companheiro Agostinho Vieira Sousa, de 42 anos, contratado há seis meses como auxiliar de produção na Arteb, em São Bernardo, tornou-se na última terça-feira o 2.000º associado da CredABC, a Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos do ABC.

“Acabei de pagar um Voyage antigo, mas não podia usar o carro porque a documentação estava bagunçada e eu não tinha dinheiro para colocar em ordem”, contou ele.

“Naquele dia, vi um anúncio na CredABC e resolvi procurar a cooperativa para tentar levantar um financiamento e acertar a situação”, prosseguiu. “Foi a melhor coisa que fiz. O dinheiro saiu na hora, sem qualquer burocracia”, diz Agostinho.

Sem lucro – Esta facilidade é um dos motivos apontados para o sucesso da CredABC por seu presidente, José Vitório Cordeiro Filho, o Zezinho. Ele explica que para se associar à cooperativa basta apresentar CIC, RG e comprovante de residência.

O empréstimo é concedido logo após a apresentação dos dois últimos holerites para quem trabalha em empresas com acordo para desconto em folha.

Nas demais, é necessário avalista e cheque pré-datado.

Outro motivo lembrado por Zezinho são as taxas cobradas pela cooperativa, bem mais baratas que as do sistema financeiro.

Nos empréstimos até 30 dias, os juros são de 1%, enquanto os bancos cobram entre 4% e 5%, o cheque especial e o cartão de crédito cobram entre 8% e 9% e os agiotas cobram algo em torno de 15%.

“Cobramos pouco porque nosso objetivo não é o lucro”, explica o dirigente.

Empresas que já têm acordo para desconto em folha com a CredABC

Asbrasil, Acrofer, ADMAC, Arteb, Agathon, ABCD Maior, Avlafer, Backer, Cen, Cabomat, Federal Mogul, Ferralva, Filtrágua, GKC, Hematec Incodiesel, Ipar, Metalúrgica Paschoal, Karmann-Guia, Legas, Lacorse, Lealfer, Marbon, Miroal, Uniforja, Wagner Lennartz, Uniwidia, Samber, Nova Samber, SMABC, Uniforja, Uniferco, IGP, Pallmann, Usiran, Solmetal, Simetal, Miroal, Plemonte e Selmec.

Veja os juros da Cooperativa