20 mil metalúrgicos do ABC participam do Dia Nacional contra a precarização

Foto: Fabiano Ibidi

Cerca de 20 mil metalúrgicos do ABC participaram do Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei 4.330, que destrói os direitos trabalhistas, na manhã desta quarta-feira, 15 de abril. Companheiros na Volks, Mercedes, Scania e Ford cruzaram os braços e fecharam a Rodovia Anchieta em frente às respectivas fábricas.

“O clima é de greve geral contra esse desmonte que querem fazer dos direitos dos trabalhadores. A proposta é fazer de uma forma disfarçada uma reforma trabalhista de interesse do empresariado”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

Foto: Adonis Guerra

Os companheiros aprovaram o avanço na luta contra o PL 4.330. “Aqui é manifestação de trabalhador, pelos nossos direitos. Se o PL 4.330 for aprovado, os trabalhadores serão todos demitidos. Os patrões querem rasgar a CLT”, declarou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Os companheiros na Mercedes compareceram ao protesto, mesmo após tentativa da empresa de desmobilizar o ato ao conceder licença remunerada e suspender os ônibus fretados.

Na Volks, uma réplica da carteira de trabalho foi queimada para chamar a atenção para a gravidade do projeto.  

“A luta não se encerra hoje. Vamos utilizar todos os instrumentos necessários para combater e evitar o ataque aos direitos dos trabalhadores. Quando a gente luta, é por direitos, melhores condições de trabalho e de vida”, declarou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

Foto: Fabiano Ibidi

O Sindicato pediu que todos os companheiros sigam as orientações da representação interna nas fábricas para novos atos a qualquer momento.

O texto-base do PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 8, depois que o presidente da Casa, Eduardo Cunha, colocou o projeto para aprovação em regime de urgência. O PL legaliza a terceirização em todos os postos de trabalho da cadeia produtiva. Atualmente, a terceirização só é permitida nas atividades-meio das empresas, como faxina, portaria e segurança de uma montadora, por exemplo.

Da Redação.