2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Apesar de ainda ter uma participação relativamente baixa, na faixa de 7%, a demanda por carros eletrificados, incluindo híbridos e 100% elétricos, surpreendeu positivamente no Brasil, com predominância até o momento dos modelos importados. Um quadro que já começou a mudar neste final de ano e que terá concorrência bastante acirrada em 2025, quando montadoras aqui instaladas terão produção local de híbridos e marcas chinesas iniciarão operações no País com oferta até mesmo de modelo 100% elétrico.

Pioneira mundial na oferta de um híbrido flex, com o Corolla em 2019 e na sequência o Corolla Cross, a Toyota só perdeu a hegemonia como fabricante brasileira de eletrificados há dois meses, exatamente em outubro, quando a Stellantis lançou os híbridos leves Pulse e Fastback, ambos da Fiat. Também nesta reta final de 2024, a BMW – que investe R$ 1,1 bilhão no Brasil – iniciou a produção na fábrica de Araquari, SC, do primeiro modelo híbrido plug-in em linha de montagem na América do Sul, o X5, com motor a combustão de 313 cv e motor elétrico de 197 cv.

A Stellantis não revela qual será sua próxima marca a ganhar a tecnologia Bio-Hybrid, fruto de um aporte de R$ 30 bilhões no País até o final da década, mas garante novidades na área de eletrificados em 2025. Também a Volkswagen, cujo aporte foi ampliado de R$ 9 bilhões para R$ 16 bilhões até 2028, programa lançamento de híbridos flex, embora guarde segredo quanto aos modelos e datas de início de produção local.

Além disso, a própria Toyota promete para 2025 o SUV Yaris Cross híbrido flex, tendo anunciado a nacionalização do motor a combustão dos seus modelos híbridos e também a intenção de produzir baterias no Brasil.  Também a General Motors, que até recentemente garantia que os 100% elétricos seriam prioridades em sua estratégia mundial e local, anunciou este ano que o aporte de R$ 5,5 bilhões no estado de São Paulo contempla dois modelos híbridos flex. E ainda há as montadoras chinesas BYD e GWM. A BYD promete inaugurar a fábrica de Camaçari, BA, em março. A GWM só inicia produção em Iracemápolis, SP, em meados de 2025.

Do AutoIndústria