4 fatos que explicam a crise da Volkswagen na Alemanha
Resultados ruins em mercados importantes e custos altos são algumas das razões para momento delicado da empresa em seu país natal
A Volkswagen vive um momento delicado na Alemanha. Ao contrário de mercados como o Brasil, onde acumula bons resultados desde o ano passado, a fabricante enfrenta sérias dificuldades em seu país natal. Nem os executivos do alto escalão escondem que o cenário é preocupante. Arno Antlitz, diretor financeiro do Grupo Volkswagen, alertou que a montadora tem “um ano ou dois para virar o jogo”.
O próprio CEO Oliver Blume reconheceu que a empresa passa por uma situação alarmante, embora tenha descartado fechar fábricas na Alemanha – ao menos por enquanto. Até o governo alemão já ofereceu ajuda para evitar que a VW precise tomar uma medida tão extrema pela primeira vez em sua história. Vale ressaltar que a crise instaurada nos corredores de Wolfsburg não foi causada apenas pelo desempenho da Volkswagen na Alemanha. Alguns fatores em mercados estratégicos também contribuíram para a má fase, como listamos a seguir.
Dificuldade em cortar custos: A montadora já admitiu que precisa enxugar custos para manter sua operação saudável. O jornal alemão “Handelsblatt” afirmou que a empresa está € 3 bilhões abaixo da sua meta de cortes de custos para 2024. Perda da liderança em mercados chave: Nos últimos anos, a Volkswagen foi desbancada em mercados importantes para a marca. Um deles foi a China, onde a empresa perdeu a liderança histórica para a BYD. E pior: a vantagem da marca chinesa para a VW está cada vez maior.
Queda nas vendas de carros elétricos: Eis um fato que afeta todas as grandes montadoras de veículos. A queda na demanda por carros elétricos em mercados como os Estados Unidos e da Europa foi sentida pela VW e Demora para reagir à concorrência: A VW é tradicionalmente uma empresa com uma postura mais conservadora. Isso se reflete em sua estratégia comercial, especialmente quando precisa inovar ou reagir a movimentos realizados pela concorrência. Além de raramente ser a pioneira, na maioria das vezes a Volkswagen é uma das últimas a entrar em um segmento quando vários rivais já lançaram seus produtos.
Do Automotive Business