4º Congresso: Metalúrgicos do ABC e a reforma sindical
As propostas a serem aprovadas pelo 4º Congresso vão ajudar a definir os novos rumos do sindi-calismo brasileiro, em busca da liberdade e autonomia sindical. Nos painéis teremos discussões sobre temas que afetam a vida do trabalhador e de toda a sociedade.
Acompanhe todos os passos do congresso e não perca a oportunidade de participar com emendas, propostas e sugestões no evento que vai transformar a estrutura sindical brasileira. Com sua participação, as nossas decisões terão mais peso.
Hoje às 18h – Abertura do Congresso com presença do presidente Lula, com aprovação do regimento interno.
de 27 de junho a 13 de julho – Reuniões por fábrica para eleger delegados, fazer balanço da ação sindical e debater conjuntura e reforma sindical.
As reuniões devem ser agendadas na Sede e Regionais ou com os Comitês Sindicais de Empresa.
4 de julho às 9h (data a ser confirmada) – Plenária de debate e para a apresentação de propostas sobre a Reforma Tributária.
5 de julho às 9h – Plenárias de debates e apresentação de propostas sobre os seguintes temas:
Política industrial – Glauco Arbix, presidente do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada da USP
Saúde e competitividade, desafios para o movimento sindical – Laerte Idal Szanelwar, doutor em ergonomia e professor da Escola Politécnica da USP
As diferenças e igualdades de oportunidade – Matilde Ribeiro, coordenadora da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial
Reforma sindical e trabalhista – Oswaldo Bargas, secretário de relações do trabalho do Ministério do Trabalho e coordenador do Fórum Nacional do Trabalho
12 de julho às 9h – Plenárias de debate e apresentação de propostas sobre os seguintes temas:
Fome Zero – Frei Betto, assessor da presidência da República
Formação sindical, escolarização e qualificação profissional – Artur Henrique, secretário de Organização da CUT Nacional Alex Sgreccia, coordenador do Departamento de Formação do Sindicato
Economia Solidária – Marcelo Maud, professor de Direito do Trabalho e advogado do Departamento Jurídico do Sindicato e da União e Solidariedade das Cooperativas de São Paulo – Unisol.
Reforma da Previdência – Deputado federal José Pimentel, relator do projeto de lei na Câmara Federal.
As plenárias vão acontecer no auditório Sadao Higuchi (3º andar) e no anfiteatro Julinho de Grammont (subsolo), na Sede do Sindicato; no Centro de Formação Celso Daniel e na Sede da AMA.
14 e 15 de julho – Sistematização das emendas apresentadas nas reuniões por fábrica e durante os debates a ser feita pela coordenação do Congresso.
25, 26 e 27 de julho – Plenárias finais, com votação e aprovação das propostas, emendas e das resoluções finais do Congresso.