4º Congresso quer fortalecer o movimento sindical

O grande debate do 4º Congresso dos Metalúrgicos do ABC será a reforma sindical, quando a categoria vai discutir propostas para fortalecer a representatividade dos sindicatos.

As decisões do Congresso serão encaminhadas à CUT para serem apresentadas no Fórum Nacional do Trabalho, que no segundo semestre vai preparar o projeto de um novo modelo sindical para o País.

O Sindicato defende que a reforma sindical deve ser feita antes da reforma trabalhista. O coordenador do Congresso, Tarcídio Secoli, lembra que se os trabalhadores não tiverem um modelo de sindicalismo combativo e representativo, correm o risco de perder direitos nas mudanças trabalhistas.

“Esse novo modelo deve privilegiar a negociação e os acordos, além de garantir todos os direitos. Se a companheirada não tiver uma representação sindical legítima, ficará fragilizada nas negociações “, disse Tarcísio.

Participe – O 4º Congresso será aberto dia 26 de junho, com a presença do presidente Lula. Entre os dias 27 de junho e 13 de julho serão realizadas reuniões por fábrica para eleger delegados e debater os temas.

Essas reuniões já podem ser agendadas na Sede ou nas Regionais. Dias 5 e 12 de julho acontecerão plenárias temáticas, com participação aberta a todos metalúrgicos do ABC.