4º Congresso: Reforma quer democratizar relações de trabalho

No segundo semestre será instalado o Fórum Nacional do Trabalho para debater as mudanças nas legislações trabalhista e sindical.

“Nosso objetivo é promover a democratização das relações de trabalho adotando um regime de liberdade e autonomia sindical”, explicou o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Oswaldo Bargas (foto). Quanto à atualização da legislação trabalhista, ele acredita que será possível criar um ambiente de combate à informalidade e favorável à geração de emprego e renda.

Bargas explicou que hoje existe uma pulverização e baixa representatividade dos sindicatos, com grande número de processos na Justiça do Trabalho. “Precisamos estimular a negociação coletiva e tentar resolver o conflito por meio da conciliação”, disse Bargas, lembrando da oportunidade do 4º Congresso dos Metalúrgicos do ABC. “Em vários outros congressos, os metalúrgicos do ABC apresentaram alternativas para todo o movimento sindical. Com certeza, o Fórum deverá aproveitar muito do debate que será travado aqui nos próximos dias”, afirmou. O secretário participará do painel Reforma Sindical, um dos nove em debate no 4º Congresso.