50 anos do Sindicato e 30 anos da Subseção Dieese
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC fará 50 anos na terça-feira, numa história de muitas lutas e conquistas. Um pouquinho antes de sua fundação já existia o Dieese, criado em 1955. Naquela época havia muita desconfiança dos trabalhadores em relação aos números presentados pelo governo no que se referia à inflação. O Dieese veio para ajudar os trabalhadores a contraporem aos índices oficiais da época e às idéias dos patrões.
A história da Subseção Dieese no Sindicatovem tempos depois. A ideia de um departamento econômico que fizesse parte da entidade foi do companheiro Lula, atual presidente da Repúbica, que convidou Osvaldo Rodrigues Cavignato, o Osvaldinho, um metalúrgico que na época estudava economia, para trabalhar como técnico assistente da presidência. Era o ano de 1975.
Intervenção
Esse departamento econômico, que funcionava numa salinha próxima à da presidência, não ficou atuante por muito tempo. Houve a intervenção do Sindicato pelo governo militar e muitas prisões aconteceram. O departamento foi fechado.
No final de 1979, ano da greve geral dos metalúrgicos e de grandes turbulências políticas no Brasil, Lula reconheceu a necessidade de o Sindicato ter um departamento econômico que auxiliasse os trabalhadores na luta.
Nesse momento acontece a criação da subseção Dieese sob a coordenação já do economista Osvaldo Cavignato, que trouxe ao departamento todo o conhecimento e experiência do Dieese, associada à sua experiência política e pessoal.
A montagem da Subseção se deu em 1980 e efetivou-se a partir de 1981 numa trajetória longa, com novas intervenções do governo e cheia de dificuldades. Pode-se dizer que a Subseção Dieese do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC nasceu da luta e da necessidade dos rabalhadores e passou de uma salinha ao lado da presidência para transformar-se no que é hoje, uma referência nacional.
Subseção Dieese