52 acordos já assinados
Com a aprovação de mais um acordo no dia de ontem, subiu para 52 o total de acordos assinados entre o Sindicato e empresas dos grupos 9 e 10.
O acordo de ontem com a Usimec, empresa do grupo 10 em Mauá, garante reajuste de 9,57% a partir de setembro, além da antecipação da data-base.
A maior parte dos acordos foi conquistada a partir de greves, paralisações e atos de protestos realizados pelos trabalhadores.
Essa quantidade de acordos mostra que as empresas, diante da pressão da categoria, estão passando por cima da orientação desses dois grupos patronais, que ainda resistem quanto ao aumento salarial e data-base em setembro.
Até mesmo o Tribunal Regional do Trabalho reconhece a justeza da reivindicação dos metalúrgicos.
No julgamento da greve na Ausbrand, o TRT apresentou proposta de conciliação com reajuste de 9,75% e data-base em setembro.
Hoje tem negociação no Grupo 9
O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, Adi dos Santos Lima, está otimista em relação ao encontro de hoje com representantes do Grupo 9.
Ele disse que a retomada das negociações, que estavam paralisadas, só têm sentido se houver uma proposta de acordo.
Adi comentou que os metalúrgicos continuam realizando paralisações e protestos diários como forma de pressão pelo acordo coletivo. “Se não sair acordo, vamos intensificar o processo de luta em todo o Estado”, avisou ele.