5º Fórum Social Mundial: Combate à fome, paz e inclusão social
A partir de amanhã, e até segunda-feira, cerca de 120 mil pessoas se encontram no 5º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, para debater experiências no sentido da radicalização da democracia e da luta pela paz, por justiça social, por um desenvolvimento sustentável e pelos direitos humanos.
“O encontro é uma rica troca de experiências que buscam recuperar a cidadania de pessoas que estão excluídas dos direitos mínimos da sobrevivência”, disse o ministro Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador gaúcho.
O combate internacional à fome voltará a ser um dos temas principais do encontro, uma vez que é bandeira nascida no fórum e que foi colocada pelo governo Lula na agenda mundial.
Ao todo, participam mais de 4 mil organizações de 112 países em atividades como conferências, painéis, testemunhos, oficinas e seminários.
Além de Lula, as estrelas do fórum são o escritor argentino Adolfo Perez Esquivel, o ativista norte-americano Noam Chomsky, o escritor uruguaio Eduardo Galeano e o líder cocaleiro boliviano Evo Morales.