5º Fórum Social Mundial: Lula quer união dos países pobres

Ao discursar ontem de manhã para 15 mil pessoas durante o 5º Fórum Social Mundial em Porto Alegre, o presidente Lula destacou a necessidade da união dos países pobres como arma para enfrentar os ricos.

“Não há saída individualmente para nenhum país”, disse ele, avisando que é preciso uma ação conjunta para enfrentar os problemas da fome e da pobreza.

Lula lembrou que está costurando uma aliança com os países da América do Sul e da África com o objetivo de unir esforços nas reivindicações junto aos Estados Unidos e à União Européia.

Ele citou a criação da Comunidade Sul-Americana e as recentes eleições na Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai para concluir que a América Latina, nos últimos dois anos, está evoluindo.

“A evolução política na América do Sul está permitindo não só que a gente possa sonhar que um outro mundo é possível, mas permitindo também que a gente construa a possibilidade de termos esse mundo”, disse.

Lula elogiou a Campanha Chamada Global para a Ação contra a Pobreza, que vai desenvolver ações para o cumprimento das metas do milênio propostas pela ONU.

Para Lula, a campanha é uma demonstração do exercício da democracia e um compromisso das organizações sociais com um dos problemas mais sérios que a humanidade já passou.

O Fórum Social vai até segunda feira, debatendo 11 temas relacionados à luta pela paz, justiça social, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.