60 mil crianças no Brasil terão´Direito de Brincar´

É o que garante programa de R$ 4 milhões do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volkswagen lançado em São Bernardo


Crianças do Solano Trindade. Foto: Paulo de Souza / SMABC

Com muita música, danças, arte e brincadeiras, mais de 600 pessoas – entre elas 350 crianças e adolescentes – participaram nesta quinta-feira (24) do lançamento mundial do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, no Ginásio do Baetão, em São Bernardo.

Com investimentos iniciais de R$ 4 milhões e promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volkswagen, a iniciativa beneficiará cerca de 60 mil crianças e adolescentes de todo o País em projetos sociais inéditos durante 2013 e 2014.

O orçamento será ampliado com ações que irão ocorrer nos próximos meses em todas as fábricas da montadora no Brasil em projetos desenvolvidos pelos próprios companheiros, que utilizarão o futebol – por causa da Copa do Mundo – e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover a educação, a cidadania, a cultura e a paz.

“A grande importância desse projeto é permitir aos trabalhadores desenvolverem ações além dos muros das fábricas”, afirmou Valdir Freire Dias, o Chalita, vice-presidente do Comitê Mundial e integrante do CSE na Volks de São Bernardo.

“Desta maneira, os companheiros levarão o pensamento do Sindicato Cidadão para as crianças de diferentes comunidades e, consequentemente, também para suas famílias, mudando a vida das crianças e das famílias”, disse Chalita.


Chalita, do Comitê Mundial VW, ganha chapéu dos sul-africanos, que, em troca, receberam uma bola de futebol.
Foto: Paulo de Souza / SMABC

O programa já firmou parcerias com organizações reconhecidas pelos trabalhos que realizam em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O objetivo é que as entidades deem continuidade aos programas permanentemente, consolidando redes locais e influenciando políticas públicas.

“Reunir essa enorme quantidade de crianças e adolescentes de várias instituições diferentes demonstra que a organização da sociedade civil tem um papel importante na formação dos jovens que serão o futuro do País”, destacou Wagner Santana, o Wagnão, secretário-geral do Sindicato e membro do CSE na Volks.

“O papel do Sindicato nesta ação é criar as condições, em parceria com estas entidades, para que uma parcela da sociedade ainda carente de oportunidades tenha uma perspectiva melhor que a marginalidade, já que muitas das crianças e adolescentes envolvidas no programa moram nas periferias das cidades”, acrescentou o dirigente.

“A Chance to Play – O Direito de Brincar” chega ao País com um histórico de sucesso da África do Sul, onde realizou ações em benefício de cerca de 40 mil crianças e adolescentes durante o Mundial de Futebol de 2010, realizado no país africano.


Patta (à esq.) fala com Rafael Marques. Foto: Paulo de Souza / SMABC

Frank Patta visita Sindicato
O presidente do Sindicato, Rafael Marques recebeu na Sede o secretário-geral do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volks, Frank Patta. Eles debateram a importância da organização no local de trabalho, o intercâmbio entre os Comitês Sindicais, a continuidade das redes mundiais e a criação do Grêmio América, grupo que irá estreitar a comunicação entre os representantes dos trabalhadores na Volks.


Conheça as entidades e seus projetos

Centro Cultural Solano Trindade
Mantido pelos trabalhadores na Volks de São Bernardo e com atuação também em Diadema, ampliará sua ação através de jogos cooperativos, com foco na educação.

Projeto Meninos e Meninas de Rua
Com sede em São Bernardo e atuação também em Diadema, ampliará seu bloco infanto-juvenil de Carnaval para trabalhar temas educativos com crianças e adolescentes de rua.

Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André)
Expansão do projeto ‘Brincar é coisa séria’, de capacitação de organizações sociais.

CELIVI (Centro de Libertação de Vidas)
Projeto Brincalar, de incentivo aos pais das crianças atendidas pela creche do Centro, em Santo André, na multiplicação do direito de brincar.

ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco)
Organização de Diadema vai capacitar crianças e adolescentes a organizarem dias dedicados a brincadeiras, dentro do projeto inédito ‘Dia de Brincar’.

CEDECA Sapopemba
O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente “Mônica Paião Trevisan (CEDECA Sapopemba) irá desenvolver o projeto ‘Brincando se faz direito’, com oficinas de brincadeiras, esportivas e culturais aos adolescentes que tiveram em conflito com a lei. 

Instituto Cultural Gotas de Flor com Amor
Ampliar o atendimento de crianças no bairro do Brooklin Novo, em São Paulo, oferecendo oficinas de brincadeiras e esportivas.

IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar)
Do bairro do Jabaquara, em São Paulo, promoverá cursos e oficinas para ensinar a brincar de forma educativa.

ADSM
A Associação Desportiva do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (ADSM) realizará o projeto ‘+ que Futebol’ para atender crianças e adolescentes de bairros periféricos.

Patronato Santo Antônio
Organização de São José dos Pinhais, no Paraná, irá promover o projeto ‘Construindo o Direito de Brincar’, com oficinas de brincadeiras, esportes e cultura.

Projeto Esperança São Pedro Apóstolo
A entidade de Taubaté irá receber o projeto ‘Esporte nas Comunidades’, que multiplicará oficinas de futebol para outras comunidades.

Fundação Futebol e Desenvolvimento
A instituição argentina ampliará o projeto “Futebol de Rua’ e sua metodologia para as entidades brasileiras.

Da Redação