63 anos dos Metalúrgicos do ABC!

✊? Façamos das memórias matéria-prima para novas histórias. O #tbt desta quinta-feira é uma homenagem aos 63 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comemorados neste 12 de maio.

A ampliação do parque industrial ocorrida na década de 50 transformou rapidamente o ABC.

São Bernardo passou a ter uma base metalúrgica maior do que a de Santo André após sua emancipação em 1957. Não havia mais sentido um único sindicato abranger toda a região.

Um grupo de ativistas se mobilizou para formar a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema, o que, pela legislação, deveria preceder à formação de um sindicato.

Lino Ezelino Carniel, primeiro presidente e sócio nº 1 do então futuro Sindicato, começou a traçar ideias com Anacleto Potomatti, Orisson Saraiva de Castro e Alcides Borsoi, também membros da primeira direção.

Publicou-se edital no jornal Última Hora e, no dia 12 de maio de 1959, fundou-se a Associação.

Em 26 de agosto de 1959, trabalhadores elegem durante assembleia primeira diretoria do Sindicato, tendo Anacleto Potomatti como presidente. Dois dias depois, em 28 de agosto, a ata da diretoria registrou o encaminhamento do pedido de sua transformação de Associação para Sindicato.

Uma Sede própria, que atendesse às demandas da categoria e fosse uma demonstração da força dos metalúrgicos, era agora uma necessidade e uma real possibilidade.

Em 1962, a direção sindical havia aprovado a compra de um terreno na rua João Basso, número 121 (hoje 231). O local era estratégico, próximo à Via Anchieta, onde se concentravam as principais indústrias metalúrgicas. A obra durou 33 meses entre 1971 e 1973.

Confira mais da história do Sindicato em: https://bit.ly/3FEniVF