667 novas contratações nas montadoras
Parece que os votos de um bom ano novo começam a se confirmar com as contratações na Mercedes-Benz e GM, e efetiva-ções de estagiários na Scania.
Neste mês, a Mercedes já contratou 200 novos trabalhadores e outras 180 contratações estão programadas para o mês que vem, além da efetivação de 46 jovens aprendizes do Senai. O aumento é para dar conta da ampliação nas exportações de motores e caixas de câmbio, bem como atender a uma previsão de crescimento de 13% do mercado interno, podendo chegar a 18% caso o Programa Modercarga obtenha sucesso (veja nesta página).
Valter Sanches, diretor do Sindicato, lembra que as contratações são também resultado do controle rigoroso que a representação sindical faz das horas-extras e do banco de horas. Do total de vagas abertas, 250 serão por tempo determinado até março do ano que vem, mas Sanches acredita na efetivação desse pessoal, a exemplo de anos anteriores. No ano passado foi possível a efetivação de 460 companheiros entre contratados por tempo determinado e aprendizes do Senai.
>> Scania
Em janeiro a Scania também efetivou 91 aprendizes do Senai e abriu vagas para 80 novos estagiários, enquanto que 150 contra-tações serão realizadas pela GM de São Caetano. Na Volks está previsto a jornada de semana cheia, de 40 horas semanais, até o mês que vem. Durante quase todo o ano passado, os companheiros na monta-dora trabalharam em semana reduzida, com folgas às sextas-feiras.
O crescimento na produção de caminhões e carros seguramente vai refletir positivamente nas autopeças e empresas terceirizadas.