767 delegados são eleitos para o 8º Congresso da categoria

A plenária dos trabalhadores na Mercedes para tirada de delegados, realizada ontem na Sede encerrou a primeira fase do 8º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, que acontece de 14 a 16 de maio.

“A participação foi bastante expressiva, com mais de dois mil companheiros em 114 empresas da base, neste momento, que é a tirada de delegados”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“Com isso, teremos 767 delegados eleitos para o Congresso”, acrescentou o dirigente. “Lembrando que lotamos o auditório do 3º andar por duas vezes, na assembleia de instalação do Congresso e na abertura do Simpósio, na semana passada, com a presença do ex-presidente Lula”, completou.

Para ele, é uma demonstração de vitalidade da categoria, que está acostumada aos processos democráticos dos Metalúrgicos do ABC. “O tema principal do 8º Congresso é Democracia e Participação e essa fase das plenárias de tiradas de delegados comprovou que os trabalhadores querem esse debate. Querem contribuir com a construção do projeto de transformação da sociedade”, disse.

Segundo o secretário-geral, o congresso é a instância máxima para debater as diretrizes do Sindicato e por isso, é tão importante esse momento para toda a categoria.

“Serão 12 grupos com a tarefa de discutir, propor e construir propostas para as áreas de Política Industrial; Comunicação; Educação e Formação; Saúde e Segurança no Trabalho; Cultura; Cidadania, Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência; Meio ambiente e setor automotivo; Segurança Pública; Combate ao Racismo; Regionalidade; Relação com o Judiciário e Juventude”, explicou Wagnão.

 

Da Redação.