89 mil metalúrgicos no ABC já fecharam acordo

Trabalhadores dos grupos 2, 3, 8 e Fundição já foram beneficiados pelos acordos fechados desde segunda-feira pelo Sindicato

Com as propostas de 8% feitas ontem pelo G2 e G8, cerca de 54 mil trabalhadores destes grupos mais G3 e Fundição foram beneficiados na base pelos acordos fechados desde segunda-feira entre o Sindicato e as bancadas patronais na Campanha Salarial 2013. Os reajustes, retroativos a 1° de setembro, são de 8%, sendo compostos por 6,07% de inflação pelo INPC dos últimos 12 meses vezes 1,82% de aumento real.

A estes trabalhadores somam-se os companheiros nas montadoras que já tinham fechado acordo, sendo um total de 89 mil metalúrgicos do ABC.

“A conquista dos 8% confirma o acerto da estratégia da categoria, que apostou em uma campanha que fechasse acordo por grupo patronal, beneficiando todos os trabalhadores da base, e não em uma estratégia de campanha por fábrica”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

O dirigente enfatizou que o Sindicato vai aguardar até o final desta semana que o Grupo 10 e a Estamparia – os dois únicos que faltam – sigam o mesmo acordo.

“Caso isso não aconteça, vamos articular dentro do Estado as ações que vão buscar para os companheiros do Grupo 10 e Estamparia os mesmos índices já conquistados”, disse Rafael.

Mobilizações

Durante a Assembleia Geral da última segunda-feira na Sede do Sindicato, foi alertado que os grupos que não haviam fechado acordo até então iriam sofrer paralisações no início da manhã de ontem.

“E assim fizemos, com paradas de duas horas na Brasmetal, em Diadema, e na Inox Tubos, em Ribeirão Pires, ambas do Grupo 8”, contou Rafael.

Durante as assembleias, os patrões informaram que a proposta de reajuste de 8% seria oficializada na tarde de ontem. “A mobilização nestas fábricas foi importante, pois provocou o Grupo 8 para que confirmasse a proposta do G3 e da Fundição. Lutaremos para que isso também aconteça com o G10 e Estamparia”, finalizou o presidente do Sindicato.

Da Redação