3º módulo do curso História da África começa na terça, dia 31

Ações Afirmativas/Cotas é o tema do 3º módulo do Curso His­tória da África, promovido pela Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato e pelo Instituto Luiz Gama. A aula inaugural será na próxima terça, dia 31, das 9h às 13h, no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede. Não é preciso fazer inscrição.

“A nossa preocupação ao atuar como Sindicato Cidadão é fazer a formação da categoria e aproximar a sociedade civil com temas que permanecem no cotidiano, como acontece com o racismo”, explicou o coordenador da Comissão, José Laelson de Oliveira, o Leo Super­liga (foto).

O dirigente lembrou que a Ci­dadania é uma das diretrizes de atuação do Sindicato. “Ao apro­fundar os temas e discutir o que já existe de políticas públicas, o curso possibilita avançar na luta contra o racismo”, afirmou.

Serão oito encontros no ano, sempre nas últimas terças de cada mês, com atividades teóricas e di­nâmicas de grupo.

Entre os temas dos encontros estão racismo estrutural e institu­cional; Estado, racismo e mundo do trabalho; ideologia, meios de co­municação e racismo; política fiscal, política econômica e racismo; ações afirmativas e combate ao racismo.

“Esperamos grandes debates que nos deem muita garra para prosse­guir na defesa dos direitos da popu­lação negra”, concluiu Leo.

Cerca de mil pessoas participa­ram do História da África nos dois primeiros anos. Foram 18 módulos apresentados em 72 horas de curso em 2013 e 2014.

Da Redação