Educandos do Mova ABC recebem certificado no Sindicato

Educandos do MOVA ABC durante cerimônia de certificação na Sede

Na última sexta-feira, dia 13, 18 educandos que concluí­ram em 2014 o curso do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) Regional ABC receberam, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, certificados de alfabeti­zação.

O certificado recebido é equivalente ao diploma de formação da 4ª série do ensino fundamental e as aulas são ministradas dentro das pró­prias comunidades em espaços públicos, igrejas e locais de fácil acesso.

Para a diretora executiva do Sindicato e coordenadora do Mova Regional ABC, Ana Nice Martins de Carvalho, além da alfabetização, o projeto traz também formação cidadã.

“É uma educação liberta­dora porque durante o apren­dizado tem a discussão da rea­lidade dos educandos para que possam entender de políticas públicas, reivindicar direitos e mudar a situação social em que se encontram”, afirmou.

O método de ensino chegou ao ABC em 1997, após passar pelo Consórcio Intermunicipal e contemplar seis cidades, com exceção de São Caetano. A coordenação passou aos Meta­lúrgicos do ABC e, desde então, já formou 120 mil pessoas.

Ana Nice também lembrou que o método de educação adotado pelo movimento é baseado na experiência de vida dos próprios formandos.

“A cultura do educando é o ponto de partida para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujei­to da história e, por meio desta relação, se consolida a educa­ção como prática libertadora”, prosseguiu.

“Nesse processo de troca, educadores e educandos são sujeitos construtores do conhe­cimento”, concluiu a dirigente.

A cerimônia da última se­mana também deu início ao ano letivo do movimento na região e prestou homenagem à articuladora do MOVA em São Bernardo, Zuleika F. Rodrigues.

As vagas para ingressar no MOVA ficam abertas durante todo o ano. Interessados devem se informar pelo fone 4128-4258, falar com Alexandra.

 MOVA em Números 

14 ANOS é a idade mínima para ingressar no projeto

120 MIL PESSOAS já foram alfabetizadas no ABC

50 SALAS de estudos em são Bernardo

15 SALAS de estudo em Santo André, Rio Grande da Serra, Mauá e Ribeirão Pires

Da Redação