Começa a festa da Consciência Negra

O baile Kizomba, festa da raça, e uma roda de conversa sobre o movimento negro após o governo Lula abriram as comemorações na Sede do Sindicato. Debates e shows marcam a semana, que terá apresentações de Chico César e Monarco da Portela na sexta-feira, dia 20, em São Bernardo.


Baile e debate abrem comemorações

O grupo Samba Autêntico e dos DJs da Associação Posse Hausa animaram centenas de pessoas domingo, na Sede, durante o baile Kizomba, festa da raça, que abriu as comemorações do Sindicato e de entidades sociais ao Mês da Consciência Negra.

Durante o baile teve também um desfile de tranças afro e cortes black e a contação de lendas africanas infantis.

As atividades continua-ram na noite de ontem, com o Roda de Conversa, que contou com o vereador Anderson Domingos da Silva e de Cristina Batista, a Lady Rap, que debateram o movimento negro depois do governo Lula. Em seguida, houve apresentação de samba de raiz com o grupo Movimento.

Resistência – “O governo federal criou a Secretaria da Igualdade Racial, instituiu a história africana no currículo escolar, promoveu ações afirmativas como as cotas nas universidades e apoiou o Estatuto da Igualdade Racial no Congresso. Esses avanços precisam ser consolidados”, disse Cláudio Teixeira, o Zuza, coordenador da Comissão de Igualdade Racial do Sindicato.

Ele lembrou que o feriado de 20 de novembro é importante para marcar a data que lembra Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. “É o único feriado com sabor de negritude no País. E Zumbi é uma referência histórica da luta e da resistência do povo negro contra a opressão”, comentou Zuza.


O som ficou a cargo do grupo Samba Autêntico

Atividades nesta semana em São Bernardo

Amanhã
Às 18h, lançamento do Fórum Municipal de Educação pela Diversidade Étnico-Brasil, na Câmara Municipal.
Às 18h, debate sobre a História do Samba a cargo de mestre Gabi e do historiador Nelson Crescibeni Filho, seguido de encontro dos pavilhões das escolas de samba e blocos de São Bernardo, na Sede do Sindicato.
Quinta-feira – dia 19
Às 8h30, palestra Perspectiva sobre Saúde da População Negra na Coordenadoria de Ações para a Juventude.
Às 19h, debate Igualdade Racial, na sede do PT.
Às 19h, Dança dos Orixás, no Teatro Cacilda Becker.
Às 19h, Show Afro da Metodista, no campus Rudge Ramos.
Sexta-feira – dia 20
Às 10h, cerimônia de lavagem da escadaria da Igreja Matriz.
Às 11h, Caminhada da Consciência entre a Praça da Matriz e o Paço, com a participação da Congada de São Bernardo, Família Moçambique e Samba Lenço.
Das 13h às 21h, show Valeu, Zumbi! com as apresentações de Candeeiro, Monarco da Portela, Afro X, Z’África Brasil, Jihad Racional, Asfixia Social e Chico Cesar. No Paço.