Assembleia de sexta debate reivindicações

Esteja na Sede do Sindicato às 18h para participar da discussão da pauta da campanha salarial deste ano.


Zé Paulo prevê negociações
difíceis com os patrões

Venha discutir nossas reivindicações deste ano

Uma campanha salarial forte começa com a participação maciça dos metalúrgicos do ABC na assembleia desta sexta-feira, que vai debater a pauta de reivindicações a ser entregue aos grupos patronais.
Nas quatro plenárias da categoria já realizadas no Estado de São Paulo foram apresentadas reivindicações como redução da jornada, garantia de emprego e estimulo do primeiro emprego, que ganham destaque por promoverem a abertura de postos de trabalho.
Outras propostas a-brangem as comissões de mulheres, deficientes, jovens e negros. “Existem também propostas inovadoras, como a criação do fundo de formação com o objetivo de qualificar os companheiros”, disse José Paulo Nogueira, diretor de Organização do Sindicato.
Ele lembrou que, com o fundo, será possível atua-lizar as habilidades dos trabalhadores, melhorar a qualidade de vida no trabalho e encaminhar questões ligadas à sustentabilidade ambiental.

Dificuldade
Zé Paulo afirmou que as plenárias foram muito ricas. “Existem propostas para proibir a vigilância eletrônica interna e acabar com o interdito proibitório que os patrões usam para prejudicar nossas manifestações. Outra proposta interessante é a adoção, por parte das empresas, de um código de conduta”, comentou.
O dirigente aproveitou para alertar a categoria sobre a dificuldade das negociações.
“Vamos ter problemas nas cláusulas econômicas, pois empresas de um grupo estão bombando, enquanto empresas de outros grupos estão com baixa produção. E, historicamente, os patrões fazem cara feia para não atender as cláusulas sociais”, comentou Zé Paulo.

Participação
Por tudo isso, ele destacou a importância da participação dos metalúrgicos do ABC na assembleia. “Precisamos fazer um bom debate sobre nossas reivindicações e, depois, permanecermos mobilizados nas empresas, pois esse clima ajuda na mesa de negociação”, afirmou o diretor de Organização do Sindicato.