´Direito a comunicação passa pela democratização das verbas´
Foto: Paulo de Souza
No Dia do Trabalhador, o ato do Sindicato no Paço de São Bernardo terá como tema a democratização dos meios de comunicação. Com a palavra de ordem, Quero falar também, os metalúrgicos trarão o assunto para uma reflexão social sobre a comunicação como direito humano à informação.
“A informação é um direito fundamental garantido pela nossa constituição federal”, lembrou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.
Porém, o dirigente alerta que a discussão sobre a democratização dos meios de comunicação passa por uma forma equilibrada e democrática de distribuição de recursos públicos aos meios.
“Como podemos garantir esse acesso pleno à informação se quase a metade da publicidade do governo federal, que é o maior anunciante do País, vai para um único grupo?”, questionou.
No ano passado, o governo federal destinou R$ 187,5 milhões para contratos de publicidade apenas na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a Secom.
Concentração
Durante o governo Lula, o ex-presidente deu início a um processo de democratização destes recursos, com uma política mais plural, incluindo outros veículos de comunicação, com destaque para os regionais.
“Estamos percebendo que este ano, está acontecendo um retrocesso na destinação destas verbas”, afirmou o secretário-geral do Sindicato.
“O governo federal está voltando a concentrar a publicidade pública nos meio de comunicação tradicionais e, portanto, restringindo a verba publicitária às elites midiáticas do Brasil”, prosseguiu.
“Se não houver a inversão desses critérios e as verbas não voltarem a ser pulverizadas entre os diversos veículos, dificilmente alcançaremos a democratização dos meios de comunicação”, finalizou Wagnão.