Sindicato abrirá Congresso para participação popular

O 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC será aberto à participação da sociedade. Evento é programado para outubro e novembro


Foto: Raquel Camargo / SMABC

A sociedade irá contribuir para definir as ações que o Sindicato assumirá no atual mandato da diretoria. Está é a proposta para a realização do 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, chamado provisoriamente de Congresso Cidadão.

“Queremos que, junto com os metalúrgicos, entidades populares, outros sindicatos e segmentos sociais organizados nos indiquem propostas, demandas e temas nos quais poderemos atuar”, explicou Wagner Santana, o Wagnão, secretário-geral do Sindicato.

Pela proposta em debate na diretoria, os chamados delegados cidadãos, membros das entidades, participem em proporção conforme o número de delegados metalúrgicos. Isso poderá reunir um contingente aproximado de 1.300 pessoas, sendo que um terço delas seria indicação das entidades. Vale lembrar que os 217 membros dos Comitês Sindicais e as 370 companheiras participantes do Encontro da Mulher Metalúrgica, realizado em maio, são delegados natos.

De acordo com a proposta, o Congresso seria lançado na primeira quinzena de outubro, com a eleição dos delegados por fábricas ou grupo de fábricas.

Na segunda quinzena de outubro e primeira de novembro acontecem plenárias com os temas do Congresso: São elas: juventude e trabalho, direitos humanos, organização sindical e negociação coletiva, relações institucionais, economia solidária, cultura e lazer, formação, comunicação, saúde e previdência e emprego e políticas industriais.

O congresso seria encerrado com uma grande plenária e debates temáticos entre 18 e 20 de novembro no Pavilhão Vera Cruz.

“Acreditamos que a participação social, extra categoria, é uma inovação para um congresso sindical. É uma forma da entidade se abrir ainda mais para as demandas sociais”, acrescentou Wagnão.

Ele afirma que esse modelo de congresso amplia o conceito do sindicato cidadão, aquele preocupado com a vida do trabalhador para além do ambiente da fábrica.

Da Redação