Agora são mais de 36 mil trabalhadores com 8% em 379 fábricas na base
Após duas semanas de pressão e mobilizações, mais de 36 mil metalúrgicos do ABC já conquistaram o reajuste de 8% na Campanha Salarial 2014. Até o fechamento desta edição da Tribuna, o número de fábricas que garantiu adesão ao acordo chegou a 379 na base.
Somados aos 35 mil companheiros nas montadoras o total é de 71,2 mil metalúrgicos com acordo salarial.
“A tática que estamos usando de interromper a produção nas empresas que não querem pagar os 8% continua dando certo”, comemorou o coordenador da Regional Diadema, David Carvalho (foto).
O reajuste determina o pagamento de 6,35% referentes à reposição da inflação dos últimos doze meses medida pelo INPC, e o aumento real de 1,56%*, ambos retroativos à data-base da categoria em 1º de setembro.
Segundo David, quem ainda está travando as negociações são as grandes empresas e os sistemistas. “É lamentável que justo as maiores fábricas estejam se recusando a pagar os 8%”, disse David.
Sistemistas são empresas multinacionais de porte e fortes importadores para fabricação de conjuntos completos, que vão desde o sistema de freios até o painel do carro, feitos com uma infinidade de peças.
“A pressão vai continuar com paralisações, manifestações e até a interrupção das horas extras, como vem acontecendo em fábricas que seguem a orientação da bancada patronal”, concluiu David.
Veja a lista das empresas com acordo em: http://goo.gl/DTHtW4
Da Redação