Semana termina com mais de 29 mil bancários em greve

Silêncio dos bancos completou 22 dias nesta sexta-feira; greve continua semana que vem e aguarda nova proposta da Fenaban

De acordo com balanço feito pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na sexta-feira (27), nono dia da greve da categoria, houve a paralisação de 559 locais de trabalho (sendo 14 centros administrativos e 545 agências), na base do Sindicato. Estima-se que mais de 29 mil trabalhadores participaram das paralisações. Durante todo o período de greve, o autoatendimento continua funcionando normalmente.

“O relatório do Banco Central destaca o lucro dos bancos como “robusto”: foram R$ 59,7 bilhões nos últimos 12 meses, o que representa crescimento de 7% em relação ao mesmo período anterior. Se considerarmos apenas o 1º semestre do ano, o lucro líquido dos seis maiores bancos atingiu R$ 29,6 bilhões, com crescimento de 18,2% em relação a 2012. Um setor que lucra tanto pode dar aumento real para a categoria. E é isso que estamos reivindicando”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Os bancários são uma das poucas categorias no país que possui Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) com validade nacional. Os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. São mais de 500 mil bancários no Brasil, sendo 142 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região