Campanha Salarial 2013 – Rodada de negociações começa hoje com o grupo 3
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, defendeu acordos de longo prazo para toda a categoria, a exemplo do que está sendo feito com as montadoras. "É bom para o trabalhador e para a empresa".
Campanha Salarial tem primeira rodada com o G3
A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, faz hoje, às 10 horas, a primeira rodada de negociações da Campanha Salarial com a bancada patronal do Grupo 3, que representa os setores de autopeças, forjaria e parafusos.
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, lembrou que o Grupo 3 não assinou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no ano passado e os acordos foram feitos por empresa.
“Nosso desejo é que a bancada patronal assine acordo com a Federação neste ano para garantir a Convenção para todos os metalúrgicos dos 14 sindicatos cutistas ligados à FEM”, disse Rafael.
Longo prazo
Além das principais reivindicações da pauta -reposição integral da inflação, aumento real de salário, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e ampliação e unificação de direitos -, Rafael destacou a necessidade de negociar acordos mais duradouros.
“A exemplo do que estamos fazendo com as montadoras, também precisamos de acordos de longo prazo para o conjunto da categoria”, defendeu.
E completou, “Com isso, o trabalhador pode planejar melhor a sua vida e a empresa também pode organizar as finanças. É bom para os dois, trabalhador e empresa”.
Inovar-Auto
O presidente analisou a situação das empresas do G3 que estarão na mesa de hoje com cenários distintos dentre elas. “Algumas autopeças que são fornecedoras das fornecedoras diretas das montadoras ainda sofrem com a forte concorrência da Índia e China”, afirmou Rafael.
Segundo o dirigente, a regulamentação do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, para fiscalizar o uso de conteúdo regional pode modificar a perspectiva destas empresas.
“A forma que será utilizada para verificar o conteúdo regional, que deve ser definida até setembro, e estamos lutando para que não seja adiada, é que vai garantir a participação destas autopeças nos modelos que estão sendo lançados pelas montadoras”, disse.
O presidente reafirmou a importância de todos os metalúrgicos estarem mobilizados e organizados para a Campanha Salarial.
O que é rastreamento de conteúdo regional?
É a verificação da origem da produção das peças e dos componentes que são usados na montagem de um sistema automotivo, como os sistemas de freio ou elétrico.
Da Redação