Primeira rodada da Campanha Salarial será nesta terça-feira
Mobilização na IGP, em Diadema. Foto: Paulo de Souza / SMABC
Reunião entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) e a bancada patronal do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos) definiu que a primeira rodada de negociações da Campanha Salarial de 2012 será na terça-feira, dia 14.
A decisão saiu durante encontro mantido nesta quarta-feira (8) na sede do Sindipeças, quando integrantes da entidade patronal mostraram aos representantes dos trabalhadores dados sobre o setor.
Valmir Marques, o Biro-Biro, presidente da FEM-CUT participou da apresentação e ouviu as lamentações, mas cobrou agilidade dos patrões no encaminhamento das propostas.
“Já orientamos os nossos sindicatos filiados a intensificarem as mobilizações nas bases e queremos debater tendo por base propostas concretas”, disse Biro-Biro.
Na sexta, dia 10, a FEM-CUT se reúne com a bancada do Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros).
Repetindo o comportamento do Sindipeças, os representantes dos patrões vão apresentar um estudo econômico sobre seus setores.
Na base do Sindicato, as mobilizações prosseguiram nesta quarta com uma assembleia na IGP, em Diadema. “Vamos pressionar os patrões com assembleias em todas as empresas”, disse Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, coordenador do CSE na fábrica.
Para o coordenador da Regional Diadema, David Carvalho, a expectativa dos trabalhadores é boa por conta da recuperação da indústria que deve acontecer no segundo semestre.
“Queremos um acordo como o fechado no ano passado pelas montadoras”, afirmou o dirigente. “A temperatura da Campanha Salarial vai depender mais dos patrões, por que disposição para a luta nós temos”, concluiu David.
Em São Bernardo, as assembleias de mobilização para a Campanha Salarial prosseguem. Desta vez, os companheiros na Proxyon, em São Bernardo, demonstraram sua disposição de luta em assembleia realizada na porta da fábrica.
Da Redação