Dia 21 de março, Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial


Daniel Calazans, coordenador da Comissão de Igualdade Racial do Sindicato. Foto: Rossana Lana / SMABC

Relembrar a história para que ela seja contada e transmitida a todos, para que os erros cometidos no passado não se repitam no presente. Essa é a mensagem que a Comissão de Igualdade Racial do Sindicato divulga nesta quinta-feira (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para recordar o Massacre de Shaperville, na África do Sul, ocorrido em 21 de março de 1960.
Naquele dia, 69 negros foram mortos e 186 feridos durante protesto pacífico contra uma lei que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde podia circular.

Reflexão
“Essa é uma data importante para a reflexão de todos no sentido de construir uma sociedade justa, fraterna e democrática”, afirmou Daniel Calazans, coordenador da Comissão de Igualdade Racial.

“Como nos disse Martin Luther King, é apenas sonhando juntos que teremos uma nação onde as pessoas não serão julgadas pela cor da pele, pela religião, por gênero, pela opção sexual, pela idade, nem por sua condição física e sim pelo conteúdo de seu caráter”, finalizou Calazans.

Da Redação