Acessibilidade é tema de discussão na UFABC

Evento discute propostas sobre o tema com especialistas e sociedade

O campus de Santo André da UFABC (Universidade Federal do ABC) foi palco nesta terça-feira (02/08) à noite da abertura do 1º Seminário sobre Acessibilidade e Mobilidade. O seminário segue até quinta-feira (04/08) e as temáticas se concentraram nas medidas de combate à crise de circulação nas cidades e da inserção de pessoas com deficiência no ambiente escolar, apresentando o panorama de políticas públicas e outras práticas relacionadas ao tema sugerido.

O seminário, idealizado pela pró-reitoria ProAp (Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas),  integra a programação de festejos em comemoração aos cinco anos da UFABC e debateu o assunto a partir do tema UFABC: Campus Acessível em Cidade Sustentável.

No evento, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, destacou que a questão da mobilidade urbana é um problema a ser pensado em conjunto por todas as cidades do ABCD. De acordo com o chefe do Executivo, somente com investimentos pesados no sistema de transporte público e viário, com planejamento a longo prazo, é que será possível resolver esse grande gargalo.

“Acessibilidade e mobilidade caminham juntas. Todo e qualquer administrador público deve ter clareza de que é preciso reservar recursos volumosos nos orçamentos anuais para o problema”, destacou o prefeito. Marinho ainda lembrou as várias intervenções que a cidade vem realizando na questão dos transportes, drenagem e no sistema viário. “Identificar que nossos cidadãos têm problemas de mobilidade é um avanço significativo”, pontuou.

Metrô leve
O secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, reconheceu o empenho de Marinho na luta para trazer o Metrô Leve para São Bernardo. “Sabemos que a integração no sistema de transporte na Região Metropolitana é fundamental para atingirmos uma mobilidade plena dos usuários. E nessa questão, quero destacar o trabalho do Marinho, que deu o primeiro passo e levantou a possibilidade de um monotrilho ligando São Paulo a São Bernardo. Graças a seu esforço, hoje o projeto de integração que vai até o metrô Tamanduateí já é uma realidade”, elogiou.

Já o reitor da UFABC, Helio Waldman, lembrou que mobilidade na Região Metropolitana é um desafio e que uma solução só será possível com o envolvimento dos governantes municipal, estadual e federal, além das instituições de ensino e da sociedade civil, debatendo o assunto e propondo conjuntamente medidas e ações concretas. 

Do ABCD Maior