Filho de metalúrgico encontra doador de medula óssea

Depois da localização do doador, Jabá e Lucas vivem expectativa do transplante


Lucas ao lado do pai Francisco Guizzardi, o Jabá, trabalhador na Ford.
Foto: Rossana Lana / SMABC

O garoto Lucas, filho do companheiro Jabá, que trabalha na estamparia na Ford, encontrou uma doador de medula óssea e agora está na expectativa de fazer dentro algumas semanas a cirurgia que deve salvar sua vida.

A boa notícia foi dada para a família na manhã de sexta-feira. “Atendi  o telefone e a médica do Lucas nos avisou. Foi uma comemoração só”, disse Francisco Guizzardi, Jabá na categoria e Chiquinho na família, morador em Ribeirão Pires.

Lucas, de 10 anos, tem leucemia lingoide aguda, uma espécie de câncer no sangue que havia desaparecido depois de sessões de quimioterapia. Há pouco mais de um ano a doença voltou e a única cura passou a ser o transplante de medula óssea. “É a grande chance de Lucas se salvar”, disse a mãe Rosimar.

O doador foi localizado no registro nacional de doadores mantido pela Associação de Medula Óssea (AMEO), que tem cerca de 1,2 milhão de cadastrados. É um número insuficiente para atender os pacientes que aguardam um doador compatível, já que as chances variam de uma em 100 mil até uma em 1 milhão.

É por isso que as famílias dos pacientes se mobilizam para organizar campanha de doadores, como a ocorrida no dia 14 de maio no Ribeirão Pires Futebol Clube, que contou com participação da AMEO e apoio do Sindicato. Nesse dia compareceram 1.726 voluntários.

Aqui na região, outros 10 mil doadores foram cadastrados em quatro campanhas realizadas nos últimos três anos, que teve à frente a professora Juliana Moura, que esperava encontrar um doador para seu filho Breno.

Para o menino Lucas, encontrar um doador de medula muda tudo. “Antes eu queria um doador. Agora não vejo a hora de fazer o transplante”, afirmou.

Jabá é só contentamento. “Na campanha aqui em Ribeirão apareceram muitos companheiros que trabalham comigo na Ford. Teve companheiro que veio de São Miguel e trouxe filho e mulher. Eu agradeci alguns de boca, mas faltou muita gente. Coloca aí na Tribuna que agradeço a todo mundo, de coração, pela força que estão dando”.

Da Redação