Leitura nas Fábricas chega na Brasmetal

Fábrica em Diadema é mais uma a receber biblioteca do programa


O prefeito Mario Reali participa da inauguração. Foto: Raquel Camargo/SMABC 

O programa Leitura nas Fábricas foi inaugurado nesta sexta-feira (25) na Brasmetal, em Diadema, com a abertura de um Ponto de Leitura.

A iniciativa superou a reivindicação dos trabalhadores, que há quase dois anos pediam um local para descanso na hora do almoço.

Com o projeto, eles ganharam também uma biblioteca e um espaço de lazer com mesas para jogar pebolim, cartas e uma sala de TV.

“É uma conquista importante da companheirada, que poderá fazer aproveitar a pausa dos intervalos em um lugar adequado para aumentar seus conhecimentos”, disse David Carvalho, coordenador da Regional Diadema. O supervisor de Recursos Humanos, Antonio Carlos Malton, foi homenageado dando o nome ao espaço.

“Tudo que é novo gera uma ansiedade, mesmo por que a companheirada já estava cobrando a vinda da biblioteca”, comemorou Genaro Batista Cordeiro, que participou da montagem do ponto junto co m Pedro Pinheiro, o Picanha, e Vladimir de Mendonsa, o Mineiro, todos do CSE.

Para o prefeito de Diadema, Mario Reali, que esteve no ato, foi bom ver que a organização no local de trabalho também proporciona cultura para os trabalhadores. “O livro tem o poder de transformar as pessoas”, afirmou.

Biografias
O aprendiz Jairo da Silva Ramos, que será um dos agentes mediadores de leitura, aproveitou a dica de Reali e revelou que vai  recomendar a leitura de biografias aos trabalhadores.

O programa Leitura nas Fábricas é uma parceria entre o Sindicato, o Ministério da Cultura, as Prefeituras de Diadema e São Bernardo do Campo e as empresas da região.

Onde a iniciativa chega é instalado um Ponto de Leitura com um composto por 650 livros, além de cds e dvds, três estantes, mesa, cadeira, computador, impresso­ra, tapete e três pufes coloridos.

Da Redação