Mercedes é a primeira montadora a inaugurar o Leitura nas Fábricas

Sete bibliotecas serão inauguradas nesta sexta-feira (28), em São Bernardo

 

Rossana Lana / SMABC

Aroaldo e Ana Nice

Com apresentação da Filarmônica Vera Cruz, regida pelo maestro Júlio Medaglia, serão inaugurados nesta sexta-feira (28) sete pontos de leitura na Mercedes-Benz, em São Bernardo.

Pontos de leitura são bibliotecas com 650 livros, estantes, computador e pufes. Eles fazem parte do programa Leitura nas Fábricas, iniciativa pioneira de incentivo da leitura no mundo do trabalho.

O projeto começou no ano passado, em Diadema, cidade que conta com oito deles instalados em empresas metalúrgicas. Os sete pontos de leitura na Mercedes são os primeiros a serem instalados em uma montadora. Outros 18 estão previstos em empresas no ABC.

“Os pontos de leitura permitirão aos trabalhadores acesso aos livros, que são muito caros no Brasil”, comemorou Aroaldo Oliveira, coordenador do CSE na empresa.

Ele acredita que esse acesso vai possibilitar a construção de uma cultura de leitura entre os trabalhadores. “É por isso que os pontos serão bem próximos da linha de produção. O ponto escolhido para a inauguração está ao lado da montagem de caminhões”, comentou.

O Leitura nas Fábricas é uma parceria entre Sindicato, Ministério da Cultura e prefeituras de São Bernardo e Diadema. “Estamos negociando com as empresas a instalação dos outros 18 pontos, e muitas conversas estão bem adiantadas”, disse Ana Nice, diretora executiva do Sindicato responsável pelo programa.

Da Redação