No Olho da Rua promove cultura e reflexão
Da esquerda p/ a direita: os atores Eric Lenat, Pascoal da Conceição e
Murilo Rosa. Foto: Raquel Camargo / SMABC
O terceiro andar da Sede do Sindicato foi transformado na última semana em uma autêntica sala de cinema, com direito até a carrinho de pipoca, para a exibição do filme No Olho da Rua, em uma pré-estreia especial para a categoria.
Os trabalhadores que lotaram o salão viram na tela uma realidade parecida com a deles, principalmente a vivida pelo personagem Oton (Murilo Rosa), um metalúrgico demitido após 20 anos na mesma empresa. A violência do ato transforma totalmente a vida do trabalhador que, sem emprego, vê-se, de repente, sem rumo.
Depois da exibição, parte do elenco bateu um papo com os espectadores. Na mesa estavam os atores Murilo Rosa, Pascoal da Conceição, Eric Lenat e o diretor do filme, Rogério Correia.
“Conversei com muitos trabalhadores do ABC, que me contaram histórias parecidas com a do Oton. Todos tinham em comum a paixão pelo trabalho e o temor de perder o emprego”, contou Murilo Rosa.
A iniciativa do Sindicato em promover cultura foi aprovada. “A ideia é ótima, pois muitas vezes a cultura acaba não tendo espaço em nosso cotidiano”, afirmou Pascoal da Conceição, que fez o papel de Emiliano, um sindicalista e pastor evangélico.
O companheiro José Vieira Filho, o Zé Goiaba, membro do SUR na Ford, se viu retratado no filme. Em 1998 ele estava entre os milhares de trabalhadores demitidos da montadora.
“Foi muito difícil pra mim na época, eu me vi na tela hoje”, disse ele, que foi assistir acompanhado pela família.
Veja a galeria de fotos: http://bit.ly/iXhW1p
Da Redação