Projeto Movimente vai capacitar jovens e crianças carentes para o mercado musical
Parceria firmada entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Fundação Criança, e o rapper Afro-X beneficiará 1.200 crianças e adolescentes que frequentam seis Centros de Atendimento à Criança e à Juventude
Parceria firmada entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Fundação Criança, e o rapper Afro-X beneficiará 1.200 crianças e adolescentes que frequentam seis Centros de Atendimento à Criança e à Juventude (CACJ). O projeto, chamado Movimente, pretende, por meio de oficinas e outras ações, capacitar esse público para atuar futuramente em várias áreas do mercado musical. Além dos Centros, o Movimente também estará presente em vários outros programas da Fundação Criança, como os cinco abrigos, a Usina Socioeducativa e o Centro de Atendimento Socioeducativo.
De acordo com Afro-X, a intenção do projeto vai muito além disso. Ele compareceu na última terça-feira (07) no CACJ do Jardim das Orquídeas e apresentou o projeto para as cerca de 80 crianças e adolescentes presentes. “Nosso objetivo é desenvolver a autoestima entre a garotada, promovendo a cidadania e, é claro, descobrir novos talentos musicais”, afirma o rapper.
Ele esclareceu, ainda, que as palestras iniciais, que estão sendo realizadas em seis CACJs – além do Jardim Orquídeas, no Esmeralda, Jardim Silvina, Jardim Thelma, Santa Cruz e Parque São Bernardo – são para sentir o público-alvo: quais tipos de música as crianças e adolescentes preferem e qual o interesse em participar do projeto. “Por enquanto está superando nossas expectativas e entre 70% a 80% preferem o hip-hop como música”, afirma.
O diretor-presidente da Fundação Criança Ariel de Castro Alves esclarece que pela sua história de vida Afro-X é um exemplo para a juventude. “Ele é um modelo de superação e pode mostrar para as crianças e adolescentes que sempre é possível dar a volta por cima e construir um caminho através do hip-hop, cultura e vontade de mudar a sociedade”, afirma.
O projeto também prevê a realização de um concurso musical entre os participantes e a gravação de um CD com a produção de seis grupos de jovens. A banda vencedora do concurso poderá gravar um álbum inteiro, inclusive com clips musicais.
Os CACJs são entidades sociais conveniadas com a Prefeitura que oferecem uma série de atividades esportivas e culturais para jovens e crianças carentes. No do Jardim das Orquídeas, por exemplo, é possível fazer oficinas de artes plásticas, teatro, literatura, percussão e esportes.
Da Fundação Criança