Inscrições continuam abertas para os cursos na Usina Socioeducativa

O programa, que atende cerca de 300 jovens por semestre, de 12 a 18 anos, oferece cursos como fotografia e violino para os moradores de São Bernardo

As Oficinas Socioeducativas da Fundação Criança já estão com as inscrições abertas para o primeiro módulo de 2009. O programa, que atende cerca de 300 jovens por semestre, de 12 a 18 anos, oferece cursos como fotografia e violino para os moradores da cidade.

Ao todo, são 12 cursos como fotografia digital, desenho animado, sonoplastia, mixagem e gravação, fanzine e linguagem cinematográfica. Para aqueles que preferem música, a usina oferece cursos de violino, viola de arco, violoncelo, viola da gamba, flauta doce e canto coral.

O programa é dividido em dois módulos, básico e avançado. As aulas do primeiro módulo, que é voltado para os iniciantes, tiveram início em fevereiro, mas os interessados ainda podem se inscrever. Quem concluir este módulo, no segundo semestre poderá cursar o nível avançado.

As oficinas de música tiveram início há dois anos e, para quem não tem nenhum conhecimento em música, é preciso participar da oficina por, pelo menos, um ano para ter uma base musical. Quem já tem algum conhecimento, pode entrar em uma turma mais avançada.

O objetivo do programa é proporcionar novos conhecimentos aos jovens, despertar talentos desta geração e ampliar as oportunidades para incluí-los no mercado de trabalho. “A ação não se resume apenas na arte; é uma pré-formação para que os jovens consigam espaço no mundo do trabalho”, afirma o coordenador da Usina Socioeducativa.

O programa é um dos únicos do Brasil a oferecer em espaço público a formação em viola da gamba nos quatro tipos existentes do instrumento. As oficinas, juntamente com violoncelo, violino, viola de corda e flauta doce integram um projeto de música barroca, com a formação de uma Orquestra de Câmara da Usina. Formada no início de 2008, a orquestra conta atualmente com 25 integrantes, que participam de ensaios e apresentações em eventos.

As inscrições devem ser feitas na própria Usina, que fica na Rua Santa Filomena 802, Centro, no horário das 8h às 17h30. Os documentos necessários são RG, comprovante de residência e autorização dos pais ou responsável no caso de menores de idade.

Da Fundação Criança de São Bernardo do Campo