Serviço da prefeitura de Diadema leva prêmio ODM
A Casa Beth Lobo, que atende mulheres em situação de violência doméstica, recebeu ontem o prêmio Objetivos do Milênio (ODM).
Oficinas artesanais são um dos serviços oferecidos pela entidade
Casa Beth Lobo é premiada
O trabalho desenvolvido na Casa Beth Lobo, da Prefeitura de Diadema, que atende mulheres em situação de violência doméstica, recebeu ontem o prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Diadema foi a única cidade da região entre os 20 finalistas dos oito governos municipais e 12 organizações da sociedade civil que tiveram projetos considerados inovadores.
Nessa segunda edição do prêmio inscreveram-se 1.062 ações, sendo 572 ongs e 490 prefeituras. O Centro Solano Trindade, financiado pelos trabalhadores na Volks, a Creche Maria Cursi e o Centro de Formação Henry Ford, mantidos com ajuda dos companheiros na Ford, e o Movimento de Alfabetização do ABC (MOVA), patrocinado pelo nosso Sindicato, são iniciativas que também concorreram ao prêmio.
A Casa Beth Lobo estimula o debate e a reflexão de temas sobre as relações de gênero e raça, o conhecimento dos direitos e das leis, o combate e a prevenção da violência, a divulgação e o acesso às políticas públicas.
O ODM Brasil tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuam efetivamente para o cumprimento das metas.
Prêmio
O Prêmio ODM foi instituído pelo governo federal no ano de 2004 para estimular ações que melhorem o mundo. Ele foi inspirado pela Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, quando líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015. Para o sucesso desse pacto, foram estabelecidas oito metas. São elas:
Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Atingir o ensino básico
universal.
Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia
das mulheres.
Reduzir a mortalidade infantil.
Melhorar a saúde materna.
Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.
Garantir a sustentabilidade
ambiental.
Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.