Confira seus direitos

Serviços bancários têm de ser transparentes

Ainda existem muitos usuários dos serviços bancários que questionam ou têm dúvidas sobre os serviços oferecidos pelos bancos. É bom ficar atento às dicas que seguem pois, em qualquer oportunidade, os bancos não hesitam em avançar no seu bolso.
As tarifas, por exemplo.
Elas só poderão ser cobradas aquelas permitidas pelo Banco Central. Aliás, todas as agências devem oferecer aos clientes relação dos serviços que são prestados gratuitamente. De forma alguma os bancos podem cobrar por serviço que não foi contratado. É comum o cliente, quando pede um empréstimo, seja obrigado  comprar um seguro oferecido pela instituição financeira. Os saldos e extratos devem ser apresentados de forma detalhada para que haja uma fácil compreensão dos lançamentos bancários no período solicitado.
Os bancos também não podem obrigar os clientes a utilizarem o caixa eletrônico para reduzir o movimento interno e impedir o acesso das pessoas no interior das agências.
É direito de todos nós questionar os bancos que possuam contas e/ou aplicações financeiras, bem como é dever dessas instituições fornecer atendimentos com as informações necessárias para um melhor esclarecimento quanto as dúvidas e problemas surgidos.

Departamento Jurídico