É mito supor que salário gera inflação, diz Dieese


Foto: Dino Santos

Um dos grandes desafios das campanhas salariais no segundo semestre será derrubar a ideia de que salário causa inflação, como “supostos especialistas e os meios de comunicação querem nos fazer acreditar”, afirmou nesta terça-feira Sérgio Mendonça (foto), economista do Dieese.

“Essa polêmica só interessa aos empresários e a quem quer colocar o movimento sindical na defensiva”, afirmou o técnico, ao apresentar o cenário para as negociações coletivas no segundo semestre em evento no Sindicato dos Químicos do ABC e dizer que os trabalhadores têm condições de conquistar aumentos reais.

Mendonça defendeu que qualquer projeto de desenvolvimento do País passa necessariamente pelo crescimento da renda do trabalhador e a valorização dos salários é uma forma distribuição de riqueza. “O País só cresce se a renda crescer”, destacou.

“Essa história do aumento salarial ser inflacionário está super dimensionado e há um ataque brutal dos meios de comunicação em defesa dessa tese”, observou o economista, ao perguntar “por que ninguém defende a redução do lucro das empresas para baixar a inflação?”.

Da Redação