Lula inaugura escola do Sindicato
O Sindicato inaugura nesta quinta, dia 5, às 18h, na Regional Diadema, a Escola Livre para Formação Integral "Dona Lindu". O evento contará com a presença do ex-presidente Lula, dos prefeitos e demais lideranças políticas do ABC.
O Sindicato inaugura nesta quinta, dia 5, às 18h, na Regional Diadema, a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. O evento contará com a presença do ex-presidente Lula, dos prefeitos e demais lideranças políticas do ABC.
“Não adianta propor políticas para o ABC com novos investimentos se não houver a formação dos trabalhadores. Esta foi uma deliberação do nosso último congresso e um tema em que o Sindicato investirá fortemente”, disse o diretor de Organização dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.
Segundo o dirigente, a escola de educação profissional é um sonho antigo da categoria. “Sempre tivemos clareza de quanto o estudo é importante para o trabalhador. E mais do que isso, temos a preocupação com a formação enquanto cidadão, conhecedor dos seus direitos”, enfatizou.
Três décadas
O Sindicato oferece cursos gratuitos aos companheiros há mais de 30 anos, muitos deles em convênio com instituições de ensino técnico como o Senai.
Hoje já são ministrados dez cursos, oito do convênio com o Senai, como Matemática aplicada à mecânica, Desenho técnico mecânico, Eletricista instalador, Inspetor de qualidade, AutoCad 2D, Comandos elétricos, Redação técnica e NR-10.
Os outros dois, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo, o IFSP, são Técnico em Informática e Administração.
Instalações
A expectativa é que a partir de agora, com as novas instalações em uma área de 2.000 m², o espaço atenda cerca de três mil alunos até julho do ano que vem.
Para janeiro, já está acertada a abertura de um novo curso, Segurança do Trabalho, no convênio com o IFSP.
“A ideia é formar dez mil alunos ao ano em longo prazo”, afirmou Moisés. “Fizemos uma mudança em parte da Regional Diadema para recebermos a escola, com biblioteca, salas equipadas com TVs, área de convivência e todos os materiais didáticos disponíveis”, concluiu.
Da Redação