Sumont pela primeira vez no Trabalho e Cidadania
Trabalhadores durante o programa na última segunda, dia 4, na CNM-CUT
Companheiros na Sumont, empresa terceirizada na Mercedes de São Bernardo, participaram pela primeira vez do programa Trabalho e Cidadania.
Eles estiveram na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, a CNM-CUT, segunda e terça-feira passadas, juntos com trabalhadores na Ford, Mercedes e Itaesbra.
Segundo José Roberto Leite, o Azulão, CSE na Mercedes responsável pela ida dos metalúrgicos da Sumont ao programa, a presença foi importante por ampliar o conhecimento destes companheiros sobre os processos de negociação e organização sindical na base.
Quatro períodos históricos são analisados durante os módulos para fundamentar o processo de negociação da data-base: ditadura militar, redemocratização do Brasil, neoliberalismo e governo Lula.
“Depois de frequentar o curso, os trabalhadores compreendem melhor a atuação do CSE, dos cipeiros na empresa e de todo o Sindicato de uma maneira geral”, disse Azulão.
Em números
O Trabalho e Cidadania é resultado de um acordo inédito no Brasil e no mundo, onde os trabalhadores são liberados – e pagos pela empresa – para dedicarem um dia inteiro ao debate de temas sindicais de seu interesse.
O programa já realizou 224 encontros, com a participação de cerca de 4.700 companheiros em oito empresas na região – Ford, Mercedes, Rolls-Royce, Itaesbra, IGP, Delga, Melling e, agora, Sumont. Pelo menos quatro outras empresas negociam sua presença na iniciativa em 2014.
Da Redação