Acordo do Trabalho e Cidadania é assinado na Delga


O presidente do Sindicato, Rafael; o coordenador da Regional Diadema, David; os membros do CSE e representantes da empresa. Foto: Paulo de Souza/SMABC

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, assinou na Delga, em Diadema, o acordo de liberação dos trabalhadores por um dia para cursarem o Programa Trabalho e Cidadania.

A assinatura formaliza a participação dos companheiros na autopeças, pois eles já acompanhavam as atividades do curso há um ano.  

Já foram liberados 61 metalúrgicos na empresa para o curso de formação sindical pioneiro no Brasil.

Fernanda Goya Mendes, do departamento de Relações Trabalhistas, já fez o curso e disse que faria outros. “Gostei muito de conhecer pessoas de outras empresas, para saber melhor como funcionam os processos nestas fábricas”, afirmou.

O companheiro José Ribeiro da Cruz, da estamparia, esteve em uma das primeiras turmas de trabalhadores na Delga. “O mais importante pra mim foi conhecer o desenvolvimento do Sindicato desde a época da ditadura no Brasil até os dias atuais”, relembrou.

Democracia
Para o coordenador de área e membro do CSE na empresa, Claudionor Vieira do Nascimento, o acordo é importante para a democratização das relações de trabalho.

“O trabalhador que participa entende melhor como funcionam as negociações e isso é bom para todos”, destacou.

O gerente de RH da Delga, Marcos Possário, concorda. “Faz parte da maturidade que atingimos”, disse.

Da Redação