Curso incentiva capacitação e interpretação de textos


Foto: Raquel Camargo / SMABC

Dois pontos, vírgula, traço, interrogação e exclamação. Qual o significado da pontuação nas frases? Como esses elementos interferem no entendimento dos textos?

Com o objetivo de responder essas questões e colocar os pingos nos “is”, o Departamento de Formação do Sindicato criou o curso ‘Leitura e compreensão de texto’.

Nele, cerca de vinte dirigentes interagem em diversas dinâmicas para, juntos, estimular a leitura e a interpretação.

“Frequento porque desejava melhorar meu hábito de leitura, conseguir enxergar as entrelinhas no texto”, conta Edson Soares Monteiro, o Grande, do CSE na Panex, integrante do grupo.

O coordenador da Formação, Alex Sgreccia, conta que o romance Anarquistas, graças a Deus, de Zélia Gattai, é utilizado no início do curso.

“É uma leitura relativamente fácil, que nos remete ao início do século passado e a seus costumes. Foi transformado em minissérie para televisão e isso ajuda”, explicou.

“Depois buscamos nas resoluções do 1º Congresso da Confederação Operária Brasileira (COB), realizado em 1906, a base para novos entendimentos e exercícios mais complexos”, prosseguiu Alex.

Grande, do CSE na Panex, elogiou o formato do curso por incluir o aluno no aprendizado a partir de uma realidade conhecida, até atingir novas possibilidades.

“Essa participação é uma marca do Sindicato e a gente vai se desinibindo aos poucos. É como carro a álcool, vai esquentando”, brinca.

Da Redação