Audi retoma produção de carros no Brasil

Com investimento de R$ 445 milhões, montadora vai fabricar modelos A3 sedã e Q3 no Paraná

A alemã Audi vai retomar a produção de automóveis no País, interrompida desde o fim da fabricação nacional do hatch A3, em 2006. Esse retorno é efeito do programa Inovar-Auto, do governo federal, que prevê benefícios financeiros – e a redução dos limites de importação – para as empresas que fabricarem veículos no País.

Para a retomada, a Audi irá investir 150 milhões de euros (cerca de R$ 445 milhões) na expansão da planta de São José dos Pinhais (PR), de onde hoje saem os hatches Fox e Golf (a marca é parte do grupo Volkswagen). A empresa das quatro argolas é a terceira entre as ‘premium’ a anunciar a intenção de produzir no Brasil, depois de BMW e Mercedes-Benz, que também iniciam a produção em terras brasileiras.

Produtos – Inicialmente, a intenção é que a partir de 2015 comecem a sair das linhas de montagem no Paraná os modelos A3 sedã e o crossover Q3.

Equivalente ao Volkswagen Jetta dentro da linha da Audi, o A3 sedã nada tem a ver com o primo mais simples. Além de uma nova plataforma, o modelo recém-lançado na Europa tem linhas bem mais interessantes, baseadas nos modelos maiores da montadora, como o A4. No Velho Continente, o modelo é comercializado com motorizações que vão do 1.4 turbo, de 125 cv, ao 1.8 turbo, de 180 cv.

Também baseado no hatch A3, o Q3 é o jipinho da marca. Além da suspensão mais alta e dos adereços típicos desse tipo de modelo, o Q3 é oferecido com motores que vão do 1.4 turbo de 150 cv ao 2.0 turbo de 210cv.

Imigração alemã

A Audi oferece uma variedade de modelos semelhante a que a BMW vai produzir, a partir do próximo ano, em uma fábrica em Araquari, em Santa Catarina. Lá serão fabricados os sedãs da Série 3 e os hatches da Série 1, incluindo o crossover X1.

A Mercedes-Benz ainda não decidiu qual será o local de sua nova fábrica, da qual em 2015 sairão os sedã CLA e o jipinho GLA, ambos construídos sobre a plataforma da atual Classe A.

Para a empresa, esses modelos vão marcar o retorno à produção nacional de automóveis. Iniciada em 1997, com o Classe A, numa fábrica em Juiz de Fora (MG), a fabricação está suspensa desde 2010, quando saíram da linha de produção os últimos cupês CLC. Hoje, a planta mineira produz caminhões com a marca da estrela.

Do ABCDMaior