Anfavea pede reunião com ministro para discutir prorrogação do IPI reduzido
Renovação da redução do IPI será solicitada em reunião com Guido Mantega. Foto: Divulgação
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já pediu reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a prorrogação da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo menos até o fim do ano. Segundo a entidade, a medida foi fundamental para o setor automotivo neste ano.
Graças ao incentivo fiscal, que a princípio vence no próximo dia 31, o setor passou de queda de 4,8% nas vendas nos cinco primeiros meses do ano para alta de 4% de janeiro a setembro, frente ao mesmo período de 2011. De acordo com a Anfavea, o próprio governo já sinalizou estar fazendo as contas para decidir se prorroga ou não a medida.
Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil, disse que o governo deve trabalhar com medidas de médio e longo prazo para elevar a competitividade do setor automotivo:
– Esperamos uma prorrogação natural, para que o mercado não caia em um buraco.
O presidente da GM para a América do Sul, Jaime Ardila, também considera fundamental manter o benefício ao menos até o fim do ano, já que em janeiro entra em vigor o novo regime automotivo, que prevê mais conteúdo local e inovação. Por isso, a Anfavea discute com o governo as novas regras.
A japonesa Honda anunciou ontem, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que investirá R$ 100 milhões em dois anos para fortalecer sua estrutura e capacidade de pesquisa e desenvolvimento em Sumaré (SP). ( Paulo Justus e Lino Rodrigues ).
Do O Globo