Brasil fica em 5º em lista global de vendas de automóveis no semestre
Os estímulos do governo para o setor de veículos fizeram o país retomar uma posição na lista dos maiores mercados automotivos mundiais.
O país superou a Índia e passou à quinta posição no ranking global de vendas de automóveis e comerciais leves no semestre, com 1,632 milhão de unidades.
O volume fica atrás de China (1º), EUA (2º), Japão (3º) e Alemanha (4º), segundo dados compilados pela consultoria Jato Dynamics.
A recuperação foi possível graças ao desempenho de junho, o terceiro melhor mês na história do setor e o primeiro completo sob os efeitos da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
No resultado acumulado até maio, o Brasil, com retração de 4,4% nas vendas, havia perdido duas posições em relação ao desempenho do ano passado. Em 2011, o país terminou na quarta colocação, atrás de EUA, China e Japão e à frente de Alemanha e Índia, mercados com volumes similares.
A Toyota foi a montadora com o maior volume de emplacamentos no semestre. A marca registrou um crescimento de quase 40% e chegou a 3,24 milhões de unidades. Em seguida, vieram Volkswagen, Ford e Chevrolet.
Da Folha Online