Consumidor está mais satisfeito com o carro nacional

A satisfação do consumidor brasileiro com o carro nacional avançou 3,4 pontos em março segundo o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM. O estudo avalia manifestações dos clientes nas redes sociais sobre qualidade dos produtos, expectativa e valor percebido. Apenas as quatro grandes montadoras instaladas no Brasil são consideradas no levantamento: Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford.
 
O índice alcançou 55,1% no setor automotivo. Apesar das opiniões positivas sobre os carro braisleiros, circula também na internet um grande volume de menções negativas em relação ao alto preço dos veículos nacionais. De 63 mil posts avaliados, 6% tratavam do assunto. Deste total, 42% sugeriam um boicote ao carro zero quilômetro.
 
Além do setor automotivo, o INSC avalia também as áreas de vestuário, telefonia fixa, indústria digital, seguros, convênios médicos, aviação, lojas de departamento, supermercados, bancos, bebidas, cuidados pessoais, eletrônicos e indústria farmacêutica. As companhias pesquisadas respondem por 19,5% do PIB brasileiro.

Da Automotive Business